domingo, 27 de junho de 2010

INTEGRIDADE

“Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.” (Daniel 1:8 ARA)

O segredo de ser alguém próspero financeiramente passa por trabalhar e ser competente. O segredo de ter boa saúde passa por cuidar-se. O segredo de um bom casamento passa por paciência e tolerância. E o segredo de ser honrado por Deus diante dos homens?

Daniel, assim como José, saíram de uma situação de escravidão para uma situação de realeza em algum período de tempo. O Senhor os colocou sobre os maiorais em suas épocas e contextos, mesmo que em ambos os casos foram tempos difíceis. Qual o segredo? Oração, jejum, meditação, santidade, obediência… Claro, tudo isso faz parte. Mas eu vejo por outro prisma.












Estes homens foram engrandecidos primeiro porque aceitaram passar pelo vale e pelo deserto de serem nada, ou até menos. E quando foram levados ao palácio, seus corações não mudaram diante de Deus. O palácio mudou suas roupas, seu conforto, sua dieta, seus afazeres, sua agenda e talvez até seu vocabulário. Pode ser que tenha mudado até sua aparência. Mas não afetou o temor pelo Senhor dos Exércitos, não abalou sua integridade e nem arranhou seu espírito humilde e agradecido a Deus por tudo que receberam.








Nessa caminhada muitos se perderam. Davi derrapou feio, Salomão não se manteve na linha, entre tantos outros. E quanto a mim? E quanto a você?

Deus só é Deus em sua vida em tempos de deserto? A riqueza e o reconhecimento ofuscam a presença Dele? Ou pelo contrário, quando vêm tribulações Deus é tirado de cena e seu “poderoso” braço entra em ação resolvendo tudo sem ajuda nem dependência alguma?

Não importa e prefiro não receber respostas. Responda para quem de fato fez a pergunta através de mim. Pondere se essa correria toda faz sentido e dá resultado, na direção certa.

Nada pode ser mais desastroso que chegar em primeiro lugar, mas no destino errado.

“Pai, tem misericórdia de mim. Só Tu conheces meu coração. Fortalece-me para que os encantos deste mundo não me seduzam.”



Mário Fernandez

Deixe o seu comentário no site: http://www.ichtus.com.br/dev/2010/06/18/sempre-o-mesmo/
ICHTUS.com.br é organizado e publicado por Vinicios Torres e Mário Fernandez e tem o propósito de servir à edificação do Povo de Deus. Enfatiza a fidelidade aos princípios da Palavra de Deus e o compromisso de capacitar-se pelo poder do Espírito Santo a fazer diferença na comunidade onde vive. ICHTUS não tem vinculação denominacional. Você pode reproduzir este artigo desde que mencione o nome do autor e o endereço internet onde o artigo foi retirado.

RENUNCIAR O MUNDO

“Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará.” (Lucas 9:24 ARA)


Eu acho que não tenho esta ousadia, mas se subisse ao púlpito numa daquelas reuniões lotadas de domingo a tarde, e gritasse no microfone “quem é vencedor?” ouviria um sonoro “aleluia”. Se eu gristasse “quem é herdeiro do Reino?” ou “quem ama a Jesus?”, creio sinceramente que ouviria o mesmo “aleluiaaaaaaaa!”. Mas se eu gritasse “quem quer perder sua vida por Jesus?” ouviria talvez o chiado das lâmpadas fluorescentes ou um zumbido do microfone. Ok, talvez um corajoso reagisse, mas um só.









Acho que a maioria dos cristãos em nossos dias não entendeu ainda que a mensagem central do evangelho é de renúncia, de abrir mão, de perda por amor a um ganho muito maior, futuro e eterno. Não sou contra ter uma boa vida neste mundo, busco isso também e vejo fundamento bíblico para isso. Mas é urgente que deixemos de tratar com este mundo como se fôssemos morar nele para sempre.
Mesmo em meio a um grupo que ama a vida missionária, muitos se disporiam a muita coisa mas não a perder a vida. Talvez você mesmo, lendo estas linhas, pense assim. Mas é este o recado da cruz.









Mas a boa notícia da boa notícia (evangelho) é que existe algo chamado santidade e consagração, que vai lhe dar um meio diferente de perder sua vida. Basta perdê-la sem morrer. Aja como se estivesse morto e Jesus incorporasse no seu corpo. Esqueça tudo que quer, que sonha ou que pensa e assuma os desejos, sonhos e pensamentos Dele. Vergonhosamente levei mais de 20 anos para entender isso, mas posso assegurar que vale a pena a qualquer hora do dia ou da noite.
É realmente não ter mais nada a perder, porque nada vale mais que nossa vida e isso já perdemos, ou melhor, entregamos para Aquele que nos comprou a preço de seu próprio sangue.



Vamos encarar o desafio? O nome disso é cristianismo…
“Senhor, muito obrigado por me dar o privilégio de saber o que fazer da minha vida. Ajuda-me e ensina-me a negar meu EU a cada dia tomando minha cruz para ser um seguidor digno do Teu nome.”



Mário Fernandez
Deixe o seu comentário no site: http://www.ichtus.com.br/dev/2010/06/23/perder-para-ganhar/